top of page

Livraria Buriti

logobahialiteraria
​Lançamento de livros
Autores Independentes
lançamentos dia 1 de agosto (sexta-feira)

 

Capa - aragaonea aragão

Quixabeira Nossa Terra - 09:00h

Titulo: Retalhos de Memórias que contam histórias

Sinopse: Foram recolhidos retalhos de memórias de pessoas da comunidade, Secretáriode Educação e integrantes do CEPAVP, para contar alguns acontecimentos tecidos pelo tempo sobre a localidade de Quixabeira Gov. Mangabeira. Falar da nossa terra é reverenciar nosso chão que se faz coletivamente. O intuito da obra é arrebatar sua emoção, fazendo-o mergulhar nas memórias que trazem para análise modos de vida, hábitos e costumes dos sujeitos que fizeram e fazem parte desta construção que pauta a “ética rural” da boa vizinhança. Ainda, demonstrar aos estudantes que a história não está apenas no livro didático ou produzido por grandes personalidades, mas sim, por sujeitos comuns que de formas diversas deixaram e deixam suas marcas na história.

Luis Claudio Santana - 09:00h

Titulo: O Amor e a Liberdade Unidos Para Sempre
Sinopse: Este romance nasceu em 1999, quando o autor tinha apenas 20 anos. Desde então, a história foi sendo cultivada em silêncio, regada por vivências profundas, estudos sobre a alma humana e o compromisso de escutar a complexidade das emoções. "O Amor e a Liberdade, Unidos Para Sempre" é mais que um romance — é uma travessia poética e visceral pelas camadas da psique, do afeto e da resistência. A partir da relação entre Alex, um psicanalista autista, e Jhulia, uma advogada movida por ideais de justiça, o livro revela os silêncios que moldam nossa história, os gritos abafados pelo medo e a coragem que se ergue entre as ruínas. Com uma narrativa sensível e investigativa, o autor costura elementos do drama psicológico, do suspense policial e da crítica social, sem nunca perder de vista a poesia que pulsa mesmo nas dores mais intensas. Uma leitura que emociona, provoca e liberta.

A Melhor opção e clariada - Luis. Tio Alegria.png
Nathalya Cavalcante Matias_edited

Nathalya Cavalcante - 10:00h

Titulo: Acho que sou romântica

Sinopse: A obra explora assuntos e temáticas que possibilitam à pessoa leitora reflexões complexas, mas feitas de forma simples e aconchegante, com temas do cotidiano, como amores, desamores, encontros, despedidas e muito autocuidado.

Fabiana Cardeal - 15:00h

Titulo: Livro das Emoções

Sinopse: O livro das emoções" é uma obra que utiliza histórias inspiradas no filho e nos sobrinhos da autora para retratar as emoções vivenciadas por muitas crianças no dia a dia. Com o objetivo de ensinar os pequenos a reconhecerem e compreenderem sentimentos como medo, tristeza, alegria, raiva e nojo, o livro destaca que todas as emoções, inclusive as consideradas negativas, são essenciais para o desenvolvimento infantil. Ao mostrar que cada emoção tem uma função específica, a obra ajuda as crianças a lidar com frustrações, aprender a autorregulação e construir relações saudáveis.

 Fabiana cardeal.
ameninadasombrancelharaspada

Georgina - 15:00h

Titulo: A Menina da Sobrancelha Raspada

Sinopse: Gina é uma menina curiosa e cheia de vida que adora explorar o mundo ao seu redor. Certo dia, ao observar seu pai fazendo a barba, decide imitar o gesto e, sem pensar, raspa sua própria sobrancelha. Ao perceber o que fez, sente vergonha e medo da reação dos colegas na escola. Com o apoio de sua mãe e as palavras de incentivo do pai, Gina ganha coragem para enfrentar o dia. No recreio, ao suar durante uma brincadeira, a tinta que cobria sua sobrancelha se apaga, e os colegas começam a rir dela. Apesar da insegurança, Gina se lembra do que aprendeu em casa e, com confiança, ensina aos amigos uma valiosa lição sobre aceitação e respeito às diferenças. Seu discurso emociona a todos, mostrando que a verdadeira beleza está em ser quem somos, sem medo ou vergonha.

Juliana Pereira – 16:00h

Titulo: As cores pelo olhar das emoções

Sinopse: As cores pelo olhar das emoções é um livro para infâncias. Manoel (pessoa com deficiência visual) e Serena vão despertar emoções nas crianças através das cores, como também inquietam o pensamento sobre a diversidade das possibilidades do aprender.

 Juliana Pereira
CAPA AI - Leandro Menezes

Leandro Menezes – 16:00h

Titulo: Ai, Que Susto!

Sinopse:  Qual é o ponto de partida de uma aventura, ao mesmo tempo, real e imaginária? “Ai, que susto!” apresenta uma narrativa leve e divertida, tendo como personagens Flora e sua boneca de pano, Iasmin. A cada página, deparamo-nos com as emoções vivenciadas por elas ao conhecerem o mar. Mas o que poderia ser surpreendente a ponto de assustá-las? Como lidar com o medo, diante do inesperado? O encontro do medo com a coragem, do temor com o encantamento, mostra a dualidade diante das experiências inusitadas. A sensibilidade está em cada palavra, nas ilustrações e no desenrolar desta aventura vibrante e cheia de surpresas, que cativa o coração.

lançamento dia 2 de agosto (sábado)


IMG_5975 - Laila Machado

Laila Machado – 09:00h

Titulo: Minha Sorte

Sinopse: Beatriz tem o relacionamento perfeito que toda garota adolescente gostaria, um novo ano letivo começa e ela tem que lidar mais uma vez com sua turma. A garota que não falava com ninguém finalmente encontra um grupo, e é nesse grupo que ela vai descobrir novas experiências, novos amores. É nesse grupo também que estará Valentina, aquela que muitos chamam de bruta, mas fica vermelha quando recebe um elogio, a que vai dar um ombro amigo quando Beatriz precisar, mas também lhe mostrará que para amar, não é preciso ter regras. Um romance entre duas garotas, que vai além da história de amor. Um enredo que inclui problemas familiares, vida escolar, e o cotidiano adolescente. Poderia ser apenas mais um clichê adolescente, a diferença é que além de palavras, este livro traz com simplicidade o quanto o amor pode ser surpreendente, e ele não escolhe se é homem ou mulher.

Coletivo Nos Poesia - 09:00h

Titulo: Coletânea de poemas Africanidade entre nós

Sinopse:  A Coletânea de Poemas Africanidade entre nós, nasce em 2024, a partir da criação dos poemas pelos estudantes do 9° Ano do CEPAVP (Anna Luisa Brandão, Beatriz Sotero, Emille Sotero, Karine Machado, Kauã dos Santos, Valdicinéa Conceição para apresentação na FLIPAR – Cabaceiras do Paraguaçu. Tem como propósito mostrar a beleza de um mundo permeado de referências africanas presentes no cotidiano, que em alguns momentos a sociedade tentou silenciar e minimizar. Compreender a rica diversidade de um país plural como o Brasil, pelas contribuições dos africanos, propõe a abertura de inúmeras portas para dar continuidade às tradições culturais por meio também da poesia e literatura como está.

Capa Coletânea - aragaonea aragão
Luís Eduardo

Luís do Cordel – 10:00h

Titulo: Logun Edé: o Pequeno Grande Guerreiro

Sinopse: Logun Edé: O Pequeno Grande Guerreiro” é um cordel que conta o itã de um Orixá. Neste cordel, conta a história que Logun Edé por ser filho de Oxóssi (deus da caça) e Oxum (deusa das águas e do amor) gostava de brincar nas águas. Certa vez, se aventurou em águas profundas e perigosas e acabou sendo afogado, por Obá, “rival” da sua mãe. Sendo salvo por Orunmilá, a pedido de Oxum. Neste cordel são destacadas outras características de Logun Edé, como sua força, habilidade de caça e guerra, precisão, beleza e justiça.

murilo pereira 10:00h

Título: Okorin Odé e o Bembé do Mercado

A  obra Okorin Odé e o Bembé do Mercado  é um convite à infância, à ancestralidade e ao encantamento da cultura negra no Recôncavo da Bahia. O livro marca a estreia do autor Murillo Pereira na literatura infantojuvenil. A obra traz como protagonista Miguel, uma criança curiosa e atenta, que nos guia pelas ruas da cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia. É através de seus olhos que o leitor é apresentado ao Bembé do Mercado, uma das mais importantes celebrações da cultura negra brasileira, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  A história acontece em torno do dia 13 de maio, data oficialmente reconhecida como o fim da da escravização no Brasil, mas que aqui ganha uma nova perspectiva, contada a partir das vivências, tradições e espiritualidade de um povo que transformou dor em resistência e celebração. Com toques de tambor, roupas ornamentadas e danças circulares, Okorin Odé e o Bembé do Mercado oferece uma imersão respeitosa e afetuosa nas tradições do Candomblé e nos valores da ancestralidade africana. Com ilustrações de Emilly Maia, produção de Andrea Montenegro, e prefácio de duas grandes mulheres — Mãe Manuela de Ogunjá e  professora Dra. Rita Dias — a obra se firma como uma referência afetuosa e necessária na literatura para crianças.

murilo pereira
capa livro modo foto camera - Paula Anias_edited

Paula Anias – 15:00h 

Titulo: Manoel e o encantado cordel

Sinopse: Em um mergulho profundo na alma do Nordeste, Manoel e o Encantado Cordel tece a rica trajetória de Nequinho, um artista enraizado na cultura e na história de sua terra. A narrativa transcende a mera biografia, convidando-nos a navegar pelas nuances da tradição cordelista e da identidade nordestina.  Ao longo da leitura, somos guiados pela vida de Nequinho, desvendando seus costumes, crenças e a profunda ligação com o Recôncavo baiano. A jaqueira, símbolo ancestral e totêmica, emerge como elo entre o passado e o presente, enquanto a música e a poesia se entrelaçam na vida do protagonista desde a infância até a vida adulta. A arte se revela como uma força viva, ferramenta de resistência e celebração da cultura local, mesmo diante das adversidades enfrentadas pelo clã de Nequinho. A obra explora temas como identidade, pertencimento e memória, erguendo o protagonista dessa inspiradora história como guardião das tradições e símbolo da luta pela preservação de suas raízes.

Capa Saudades, João (aberta) - Ruan Passos_edited

ruan passos – 15:00h

Titulo: Saudades, João

Sinopse: A história nasce da minha paixão pelo forró e pela cultura nordestina. Desde criança, identificava nas letras uma poesia e narrativa muito lúdica. Essas músicas me inspiraram a escrever a história de João. Uma criança sonhadora como tantos de nós já fomos e que, em algum momento de nossa trajetória, fomos parar em Brogodó, um reino que proibia e limitava nossa criação, nossa ludicidade. Espero que esta obra ajude outros “Joãos” a encontrar o caminho de casa e superar a tirania e a opressão. Mas, afinal, é um livro infantil para adultos? Ou um livro adulto para crianças? Essa é uma pergunta que sempre tenho dificuldade em responder. Hoje, digo que é uma história a ser assistida (perdão, é o vício de achar que é teatro) lida em conjunto por adultos e crianças. Acredito que uma parte poderá contribuir para a outra de alguma forma. Então, sugiro que façam isso: leiam com suas crianças, sejam elas outra pessoa ou a sua própria criança.

CAPA - Ana Mariano Literatura_edited

Ana Mariano – 16:00h

Livro: Fratura Líquida

Sinopse: Produzido de forma totalmente independente e viabilizado através de financiamento coletivo, Fratura Líquida é um livro de poesias que combina escrita confessional, colagens analógicas e pinturas com geotinta. Em quatro capítulos, relacionados aos elementos da natureza, Ana Mariano escreve sobre o amor entre mulheres traduzindo em versos a intensidade dos afetos, a dor da ausência e a beleza de se recompor.

capa interstícios - Vaz Poeta_edited

Titulo: Interstícios e outras fendas contíguas

Sinopse: O livro "Interstícios e outras fendas contíguas" revela as marcas cartográficas e afetivas do autor, que nos convoca aos itinerários de uma poética demarcada por memórias, lembranças de caminhos percorridos, de paisagens e de pessoas. A metapoesia está presente em vários poemas e, nos interstícios entre o escrito, o dito, o revelado, em contraponto com o silêncio, o que cala, o não-dito, é que se sentir as asas leves e serenas da poesia tocando a alma humana.

Vaz Poeta – 16:00h

bottom of page