Nossa equipe


laiza mello
Láiza Mello é socióloga, educadora social, produtora cultural e graduanda em Direito. Atua há mais de 14 anos na área cultural, com experiência consolidada em curadoria, escrita, produção e execução de projetos. Sua trajetória inclui gestão institucional, planejamento estratégico, elaboração de propostas, articulação intersetorial, captação de recursos e assessoria técnica a coletivos, organizações da sociedade civil e órgãos públicos. É presidenta da Buriti Cultura, Arte e Educação — organização reconhecida como Ponto de Cultura em Muritiba — e produtora executiva da Embaixada Preta, em Cachoeira, onde desenvolve ações formativas e projetos contínuos voltados às artes, educação, identidade local, economia solidária e empreendedorismo criativo. Idealizadora de iniciativas como o Festival Literário da Jaca, o ReggaeCôncavo Festival, o Laboratório de Artes e Identidades do Recôncavo e o Vem Aqui POD, também é co-criadora do Que Festinha e da Faz Aê Produções e Entretenimento, articulando redes e experiências que reafirmam a cultura como instrumento de transformação social. Mãe de Filipe e Sol de Maria, Láiza orienta sua prática pela valorização dos saberes do território, pelo cuidado com as relações e pela crença na cultura como caminho de emancipação e desenvolvimento coletivo.
Janete marques
Janete Marques é mulher negra, mãe de duas, educadora, contadora de histórias e escritora. Atua como professora da educação básica. Graduada em História, é pós-graduada em Contação de História e mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, com pesquisa no campo da literatura infantil afrorreferenciada. Em 2019, publicou seu primeiro livro infantil: Um livro pra Nini... Um livro pra Nana..., inspirado na relação das suas filhas com o mundo da leitura. Tem textos publicados na coletânea Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras (2021) e é autora dos livros Flora, faça florir! (2012) e A bailarina de pijama (2023). Em 2024, participou do Projeto Africanidades, contribuindo com a publicação de um livro didático para o Ensino Fundamental. Em 2025, atua como curadora da Jaquinha, espaço infantojuvenil do Festival Literário da Jaca.


Daianna Quelle
Daianna Quelle é doutora e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana, além de especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Uninter/IBPEX. Ama literatura desde a adolescência, escreve contos curtos e poemas. Por ser engajada na luta feminina, publicou o livro Contos às Marias (2017) e o seu primeiro livro de poesia – Os pés, os caminhos e as liras das Marias (e-book – 2020 | físico – 2021). Em 2022, lançou seu primeiro romance intitulado Nas redes da vida, ambientado no Recôncavo Baiano. Ocupa a cadeira 0503 da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira. Em 2025, atua como curadora do espaço juvenil-adulto Castro Alves do Festival Literário da Jaca.
uerlon mello
Uerlon Mello é artista visual, produtor e operador de máquinas CNC, com atuação voltada para o design, a cenografia e a criação de soluções visuais no campo da economia criativa. Diretor financeiro e coordenador de projetos da Buriti Cultura, Arte e Educação, também é responsável pela coordenação de infraestrutura do Festival Literário da Jaca. É cofundador da Faz Aê Produções e do Que Festinha, iniciativas que unem cultura, infância e empreendedorismo. Entre seus projetos mais recentes está o Cinema Buriti, voltado à democratização do acesso ao audiovisual em Muritiba.


jessica s.
Jéssica S é muritibana, Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019) e Licencianda em Artes Visuais pela mesma instituição. No campo das Artes Visuais, suas experimentações e criações permeiam pelo desenho, pintura, gravura, bordado, escultura miniaturista e animação. É Vice-Presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Muritiba. Atua profissionalmente na área da Comunicação, atravessando o design gráfico – publicidade e marketing, identidade visual e ilustração – audiovisual e social media.
luana perreira
Luana Pereira é bacharela em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pós-graduanda em Metodologia Contemporânea de Ensino pelo IF Baiano. Natural de Salvador, foi adotada por Muritiba, cidade onde constrói sua trajetória cultural e educativa. Atuou como coordenadora pedagógica na Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, em Cachoeira/BA, foi idealizadora do I Encontro de Leitores de Muritiba e integrou o projeto Cidade que Lê . Atualmente é coordenadora de Livro e Literatura do Festival Literário da Jaca e é colaboradora da Buriti Cultura, Arte e Educação. Apaixonada por livros, literatura e arte, desenvolve ações voltadas para o fortalecimento da cultura e da educação no Recôncavo Baiano.


tâmile conceiçã0
Tâmile Conceição é jornalista, comunicadora, quilombola, mãe de Antony e filha de São Félix. Atua no Jornal 075, da cidade de Cruz das Almas, com presença no site, no Instagram e no rádio. Vencedora do Prêmio Motezuma em Telejornalismo com a reportagem sobre o Coletivo das Artes de São Félix, é também criadora do radiodocumentário Santa Bárbara como Símbolo Cultural e Religioso em São Félix, que reflete sua dedicação à preservação da cultura, da história e das tradições do seu povo. Apaixonada por cultura e por contar histórias reais, vê no jornalismo uma missão social que a escolheu de forma bonita e transformadora.
monique braz
Monique Braz é técnica em Enfermagem, musicista, maquiadora artística, agente cultural e graduanda em Museologia pela UFRB. Atua com saúde, estética e cultura, voltada à infância e juventude. É professora da Buriti Cultura, Arte e Educação, instrutora de tranças, membra da quadrilha junina Nova Geração de Muritiba, produtora do Que Festinha e coordenadora de monitoria do Festival Literário da Jaca.


natacha mello
Natacha Mello é graduada em agroecologia, com mais de cinco anos de experiência em gestão administrativa e coordenação de projetos culturais e educacionais. Focada em resultados, atua em planejamento estratégico, liderança de equipes e ações operacionais. Atualmente, é coordenadora de infraestrutura do Festival Literário da Jaca (FLIJ), contribuindo para o sucesso do evento.
nara mascarenhas
Nara Mascarenhas é pesquisadora e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também se graduou em Ciências Sociais. Desenvolve pesquisas nas áreas de cultura, desigualdades sociais e patrimônio imaterial, com ênfase no samba de roda. É autora do artigo “No miudinho” – Uma análise da dinâmica do grupo cultural Filhos de Nagô, publicado pela Editora UFRB. Com experiência em pesquisa qualitativa etnográfica, atua como supervisora de pesquisa eleitoral, supervisora e orientadora de Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS), além de consultora organizacional na empresa Gradux Brasil. Participou de diversos eventos acadêmicos e culturais, contribuindo com estudos sobre relações de gênero, cultura popular e políticas públicas. Atualmente, integra a comissão de produção do Festival Literário da Jaca (FLIJ).


Emily Maria Machado
Natural de Muritiba, Emily Maria descobriu sua paixão pelas artes no teatro, como atriz do grupo AtorDoados. Cristã, apaixonada por animais e natureza, vive cercada por quatro gatos e muitas plantas.
Formada em Técnico em Informática pelo IFBaiano – Campus Governador Mangabeira, é graduada em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Arquitetura Comercial e Design de Interiores. Inspirada pelo avô carpinteiro, carrega o apreço pelos detalhes e pela construção. Seu trabalho une sensibilidade, criatividade e o compromisso em criar espaços que valorizam a cultura e traduzem vivências únicas.
Lucas pereira
Lucas Pereira é graduando em Ciências Contábeis pela Uniman e técnico em Manutenção e Suporte em Informática pelo IF Baiano. É natural de Salvador e residente em Muritiba, cidade onde encontrou um lar para constituir sua família. Possui ampla experiência em logística de transporte e gestão de pessoas. Foi músico clarinetista da Filarmônica Lira Popular Muritibana, experiência que reforçou a sua relação com as expressões culturais da região. Se interessa em iniciativas que promovem o desenvolvimento social, atua como apoiador de projetos culturais e educacionais no território do Recôncavo Baiano. Atualmente é Coordenador de Transporte e Logística do Festival Literário da Jaca.


anderson moreira
Anderson de Jesus Moreira é natural de Feira de Santana (BA) e atualmente reside em Cruz das Almas. Graduando em Administração, atua com comprometimento nas áreas de educação e gestão pública. Empreendedor por vocação, integra a equipe da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde contribui com projetos voltados à eficiência administrativa e ao desenvolvimento estratégico. Sua trajetória combina formação acadêmica e experiência prática, com foco na transformação social por meio da educação e do empreendedorismo. Anderson também compõe a Comissão de Infraestrutura do Festival Literário da Jaca, colaborando ativamente para a realização e o fortalecimento de eventos culturais no Recôncavo Baiano.
raphael simões
Trabalhando em Tecnologia da Informação, possui experiência em infraestrutura digital, segurança de dados e suporte técnico. Fundador da Darknet Soluções em TI, atua na implementação e gestão de soluções que asseguram o pleno funcionamento dos ecossistemas tecnológicos, redes e plataformas do Festival Literário da Jaca, garantindo uma experiência digital estável, segura e eficiente para o público e para a organização.

